Um dia na Fábrica – PARTE I

A grande maioria das pessoas não conhece como são feitos os sapatos.
Sim, aqueles objetos que todos os dias (ou quase) fazem parte do nosso quotidiano, que colocamos nos pés para nos sentirmos mais cómodos, para nos protegerem do frio ou do contacto com o solo. Ou até para combinar com a fatiota que temos vestida.

No caso das crianças não é diferente. Aliás, o calçado representa uma componente muito importante no crescimento e desenvolvimento físico dos mais pequenos.

Pois, mas… afinal como se fazem os sapatos?

Na Loja da Carneira acompanhamos bem de perto todo o processo de fabrico de forma a assegurar a qualidade e o rigor que os pequenos pés em crescimento merecem.

Na fábrica…
O dia começa bem cedo.
Ao entrarmos, sente-se de imediato uma atmosfera característica. O aroma das peles, o cheiro da cola, as formas coloridas nas prateleiras. Mas o mais importante de tudo: as pessoas. Os artesãos que conhecem o fabrico do sapato de olhos fechados. Aqueles que com as suas mãos dão a forma a um enfadonho maço de pele e que o transformam no magnifico par de carneirinhas que fazem as delícias de qualquer menino ou menina.

Tudo começa com a seleção da pele. O calçado Loja da Carneira é 100% fabricado em pele natural, sem qualquer recurso a materiais sintéticos (vulgarmente chamados “plásticos”). A pele é estendida na mesa de corte e é analisada meticulosamente. Ao contrário do que se possa achar ela não é perfeita e lisa como uma folha de papel. Tal como a natureza, tem as suas imperfeições. E cabe ao cortador encontrar esses defeitos e assinalá-los com uma caneta ou lápis. Assim, é mais fácil fugir deles!

Depois, os moldes são colocados sob a pele estendida e inicia-se o corte.
Com uma faca bastante afiada contornam-se os moldes cuidadosamente de forma a extrair todas as peças do sapato. Podem ser grandes, como as que temos nas nossas botas, ou pequeninas, como as que se encontram nos nossos carneiras de bebé. E claro, riscam-se as posições que vão ajudar mais tarde a encaixar todas as peças deste “puzzle”.
Nesta fase ainda é difícil perceber o que pode sair destes pedaços de pele cortados.
Mas, logo depois, elas começam a ganhar forma.

No próximo artigo explicamos como os sapatos da Loja da Carneira começam a ganhar forma…

A parte feia do sapato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Navegação
Fechar

O meu carrinho

Fechar

Favoritos

Visualizado recentemente

Fechar

Bem-vindo à Loja da Carneira!

Os seus dados pessoais serão usados para apoiar a sua experiência em todo este site, para gerir o acesso à sua conta e para outros fins descritos na nossa política de privacidade.

Já tem uma conta?

Fechar

Categorias