GUIA DE TAMANHOS

O TAMANHO ADEQUADO

Na Loja da Carneira sabemos que escolher o tamanho adequado para os seus filhos é, por vezes, uma autêntica odisseia. Além de crescerem rapidíssimo e de num abrir e fechar de olhos os sapatos que lhes serviam na perfeição começarem a ficar apertados, nem todos os modelos calçam igual devido a diferentes fatores como o design, a forma ou o material de cada sapato.

Por isso, além de lhe oferecermos todas as facilidades para que possa trocar ou devolver comodamente um modelo que tenha comprado com um tamanho que não serve, colocamos à sua disposição em cada modelo o guia de tamanhos.

Em todos os modelos disponíveis no nosso site, encontrará um guia de tamanhos específico para cada um deles. Estas medidas não são standard, pois variam sempre consoante a forma utilizada no fabrico do modelo.

Para saber com maior precisão qual o tamanho de sapatos que deve escolher de um modelo concreto, recomendamos-lhe que consulte a tabela de tamanhos específica do mesmo que encontrará junto da descrição do produto. Devido à sua composição, design, utilização ou, inclusivamente, à fábrica onde tenham sido produzidos, alguns sapatos podem ter diferentes medidas e variações em relação à tabela genérica.

PODERÁ VER A TABELA DE TAMANHOS POR BAIXO DA FOTO DO SAPATO.

Como já sabe, escolher o tamanho adequado ao comprar calçado infantil é muito importante pois disso dependerá o conforto dos mais pequens. Os sapatos das crianças não devem ficar demasiado justos nem demasiado largos, de modo a evitar malformações, lesões, entorses ou qualquer outro tipo de inconveniente nas etapas de crescimento. Para a ajudar o melhor possível neste tarefa, damos-lhe alguns conselhos:

– Experimente os sapatos com meias calçadas e verifique se da ponta dos dedos à do calçado sobram aproximadamente 0,5 centímetros de espaço. Lembre-se que não é recomendável comprar um sapato maior do que o tamanho adequado a pensar que assim servirão durante mais tempo, pois podem causar desconforto e possíveis lesões.

-Escolha uma hora ao final da tarde para experimentar os sapatos, pois durante o dia os pés aumentam um pouco de volume devido ao calor e, desta forma, poderá confirmar se se sentem confortáveis com o novo calçado depois de um dia inteiro de brincadeiras.

– Vigie regularmente o calçado e pergunte ao seu filho se se sente confortável, para garantir que está a utilizar o tamanho que precisa e para que o correto desenvolvimento do pé não seja afetado.

Para medir corretamente os pés das crianças mais pequenas e assim saber qual o tamanho mais adequado, o melhor é começar por obter a medida de um sapato que lhe esteja bem e com o qual se sinta confortável. Com uma fita métrica, meça a palmilha interior (nunca, mas nunca a exterior da sola) desse sapato e compare-a com a nossa tabela de tamanhos.

– Se não tem uma fita métrica à mão ou não tem a certeza de chegar bem até à biqueira por dentro, ensinamos-lhe o método típico para conseguir a medida diretamente do pé da criança. Por vezes não é fácil, principalmente nos mais irrequietos ou quando são ainda pequeninos. Para isso, coloque o pé da criança sobre uma folha de papel e siga os passos seguintes:

1- Situe o calcanhar e a folha contra a parede (cuidado com os rodapés…).

2- Verifique se a planta do pé está totalmente apoiada e reta. Se tiver o pé mal apoiado ou os dedos um pouco encolhidos, a medida não será a correta.

3- Faça uma marca no papel onde termina o dedo mais comprido e meça os centímetros de distância em linha reta desde a margem do papel que estava contra a parede até à marca do dedo.

4- Compare essa medida em centímetros com a tabela de tamanhos do modelo que deseja comprar e arredonde para escolher o tamanho seguinte à medida, sabendo que é melhor que sobrem aproximadamente 0,5 cm como já explicámos anteriormente.

5-Por fim, se a medida do pé lhe deu por exemplo 15,3 cm, deverá escolher o tamanho 25 que corresponde a 15,7 cm. Se lhe deu 15,6 cm provavelmente é melhor que passe para o tamanho 26, pois o 25 ficará um justo. Se tiver que escolher, como neste último caso, um tamanho que ao início lhe vai ficar um pouco grande, pode colocar uma palmilha extra para que o sapato fique mais ajustado ao pé.

Situações em que a criança está a transitar de número são sempre difíceis de gerir e tomar uma decisão. Na Loja da Carneira sabemos disso e recomendamos que quando assim é, seja escolhido o tamanho a cima.

-Recém-nascidos e bebés “de colo”: os primeiros sapatos de bebé têm sobretudo uma função protetora. É a etapa dos sapatinhos de bebé sem sola (sola maleável). Durante estes primeiros meses de vida, o desenvolvimento muscular ósseo do pé é estimulado para, pouco a pouco, ir evoluindo até aos primeiros passos. Os tamanhos desta primeira etapa vão desde o 15 até ao 19 e são sapatos  suaves, flexíveis, com solas maleáveis e materiais transpiráveis e naturais. Os sapatinhos para bebé da Loja da Carneira são 100% produzidos em pele.

-Primeiros passos: a partir dos 10-12 meses, o bebé vai começar a dominar a posição vertical, a suportar o seu próprio peso e a musculatura começa a desenvolver-se. Nesta etapa, os tamanhos de calçado das crianças passam aproximadamente de 18 a 26 e crescem 2 a 3 números por ano até chegarem aos 4. Ou seja, trocam de número a cada 4-5 meses! No entanto, isto depende de cada criança, pois alguns podem estar mais de 6 meses com o mesmo tamanho e de repente dão um grande pulo. Por isso, é muito importante assegurar que o seu filho está a utilizar sempre o tamanho correto e que os sapatos não estão demasiado apertados nem demasiado grandes. Também, e sobretudo durante esta etapa de desenvolvimento, é importante não utilizar sapatos herdados que já tenham sido utilizados por irmãos ou primos, pois cada criança tem uma pisada diferente e usar sapatos que já estejam moldados a outra criança pode afetar o correto desenvolvimento do pé.

-Infância e adolescência: dos 5 aos 12 anos, os seus filhos já vão andar quase como os adultos e os tamanhos do seu calçado oscilarão entre o 28 e o 40, de acordo com a sua altura. Como continuam a crescer um par de tamanhos por ano, as recomendações para esta etapa são as mesmas da anterior.

Se tiver alguma questão! Contacte-nos

Clique aqui

Navegação
Fechar

O meu carrinho

Fechar

Favoritos

Visualizado recentemente

Fechar

Bem-vindo à Loja da Carneira!

Os seus dados pessoais serão usados para apoiar a sua experiência em todo este site, para gerir o acesso à sua conta e para outros fins descritos na nossa política de privacidade.

Já tem uma conta?

Fechar

Categorias