Para medir corretamente os pés das crianças mais pequenas e assim saber qual o tamanho mais adequado, o melhor é começar por obter a medida de um sapato que lhe esteja bem e com o qual se sinta confortável. Com uma fita métrica, meça a palmilha interior (nunca, mas nunca a exterior da sola) desse sapato e compare-a com a nossa tabela de tamanhos.
– Se não tem uma fita métrica à mão ou não tem a certeza de chegar bem até à biqueira por dentro, ensinamos-lhe o método típico para conseguir a medida diretamente do pé da criança. Por vezes não é fácil, principalmente nos mais irrequietos ou quando são ainda pequeninos. Para isso, coloque o pé da criança sobre uma folha de papel e siga os passos seguintes:
1- Situe o calcanhar e a folha contra a parede (cuidado com os rodapés…).
2- Verifique se a planta do pé está totalmente apoiada e reta. Se tiver o pé mal apoiado ou os dedos um pouco encolhidos, a medida não será a correta.
3- Faça uma marca no papel onde termina o dedo mais comprido e meça os centímetros de distância em linha reta desde a margem do papel que estava contra a parede até à marca do dedo.
4- Compare essa medida em centímetros com a tabela de tamanhos do modelo que deseja comprar e arredonde para escolher o tamanho seguinte à medida, sabendo que é melhor que sobrem aproximadamente 0,5 cm como já explicámos anteriormente.
5-Por fim, se a medida do pé lhe deu por exemplo 15,3 cm, deverá escolher o tamanho 25 que corresponde a 15,7 cm. Se lhe deu 15,6 cm provavelmente é melhor que passe para o tamanho 26, pois o 25 ficará um justo. Se tiver que escolher, como neste último caso, um tamanho que ao início lhe vai ficar um pouco grande, pode colocar uma palmilha extra para que o sapato fique mais ajustado ao pé.
Situações em que a criança está a transitar de número são sempre difíceis de gerir e tomar uma decisão. Na Loja da Carneira sabemos disso e recomendamos que quando assim é, seja escolhido o tamanho a cima.