As formas onde se fazem…bolos ou sapatos?

Formas para bolos. É o objeto mais conhecido no que toca a algo que permite dar a forma a outro objeto. De um ponto de vista técnico, há também o chamado “molde”. O “molde” permite moldar alguma coisa. Então e como se consegue “moldar” um sapato? Através de uma forma. Isso. Uma forma.
No fabrico de um sapato, é a forma que lhe vai dar a forma. Se pretendemos fazer um sapato bicudo, usa-se uma forma bicuda. Se queremos um sapato de ponta quadrada, há que ter a forma indicada! Então mas o que é afinal uma forma para sapato? São todas iguais? De que são feitas? Muitas questões, não é? Vamos dismistificar.
As formas para calçado seguem apenas algumas regras dimensionais. No entanto, não existem dimensões padronizadas para elas. Por isso é que por vezes quando dizemos que calçamos o “38” nem sempre é verdade. Alguns modelos precisamos de um “39” e noutros um 37 é suficiente. Isto é, a forma é um elemento de estilo. Ela toma o aspeto do sapato que pretendemos obter. Mais baixas, mais altas, mais afiadas, mais bicudas, mais redondas…um sem fim de variações.
Mas afinal as formas são feitas de quê? As formas podem ser fabricadas em diversos materiais. No entanto, a grande maioria delas atualmente são fabricas em material polimérico, vulgo plástico. No entanto nem sempre foi assim. Até meados dos anos 70 era bastante comum a utilização de madeira no fabrico destas formas. E nessa altura, o armazenamento delas era crucial. Mas nem sempre era fácil…com a humidade do Inverno as formas tinham tendência a “inchar”, aumentando o seu volume. E no Verão, com o calor, a madeira retrai. Isto dava origem a um fenómeno muito engraçado: a mesma forma dava origem a sapatos maiores no Inverno e mais pequenos no Verão.
As formas usadas no calçado Loja da Carneira são desenhadas para adaptarem os sapatinhos aos pés dos mais pequenos de forma correta, confortável. Claro está, combinando estes aspetos com a estética que tanto encanta mamãs e papás por todo o país.

Um dia na Fábrica – PARTE IV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Navegação
Fechar

O meu carrinho

Fechar

Favoritos

Visualizado recentemente

Fechar

Bem-vindo à Loja da Carneira!

Os seus dados pessoais serão usados para apoiar a sua experiência em todo este site, para gerir o acesso à sua conta e para outros fins descritos na nossa política de privacidade.

Já tem uma conta?

Fechar

Categorias